Família é apoio e cuidado, mas às vezes algo dá errado. A terapia familiar virá em seu socorro, nós diremos como ela difere da terapia individual, o que esperar de uma internação e quando vale a pena entrar em contato com um terapeuta.
Como o nome sugere, a terapia familiar funciona com a família. O objetivo é reconhecer e resolver problemas que distanciam as pessoas umas das outras.
Reconstruir a comunicação e construir relacionamentos saudáveis. A terapia familiar não consiste em terapia individual para cada membro da família. Funcionando como um sistema social especial de acordo com suas próprias regras.
Pode-se presumir que a terapia familiar enfoca exclusivamente o relacionamento entre os cônjuges. Na verdade, trata de uma ampla variedade de problemas. Considere entrar em contato com um terapeuta familiar se:
- é difícil para você negociar e resolver conflitos dentro de um casal (mesmo se você não for oficialmente casado);
- um membro da família pode ter um distúrbio emocional ou psiquiátrico que afeta os relacionamentos dentro da família;
- a criança tem problemas de socialização, desempenho escolar ou saúde (principalmente no que diz respeito a doenças psicogênicas);
- você não consegue encontrar uma linguagem comum com uma criança ou adolescente;
- a composição da família mudou: apareceu uma nova criança ou, pelo contrário, a criança cresceu e iniciou uma vida independente, todos os membros da família têm de se adaptar às novas condições;
- você passa por um divórcio e cria novas famílias;
- você está vivenciando a morte de um membro da família.